Realizada a 1ª Festa da Comunidade Quilombola do Fonseca



    Na última quinta (20), foi ralizada a 1ª FESTA DA COMUNIDADE QUILOMBOLA FONSECA em Manaíra - PB. O evento e fruto de um projeto de lei criado pelo Vereador Luiz Gonzaga Firmino que oficializa o dia 20 de novembro como feriado municipal da Consciência Negra. O vereador ainda proporcionou um torneio de futebol, feijoada e as atrações musicais como Felippe Moreno, Naldo do arrocha e João Carlos.


   A prefeitura através de suas respectivas secretarias de Educação, Ação social e Saúde, apoiou o evento de forma participativa, instalando barracas de exposição de artesanato e comidas típicas do quilombo, além de oferecer também cursos de manicure e almofadas e exames de Glicemia, HIV e verificação de pressão.
   Para finalizar o dia ouve diversas apresentações, entre elas danças, teatro e capoeira.
   O Prefeito Zé Sousa não pode comparecer mas falou da importância do evento. "Esse povo humilde que tanto sofreu no passado sem direito a nada hoje tem a oportunidade de ser lembrado como povo guerreiro e trabalhador e também do seu importante valor na cultura Brasileira. Hoje também é um dia importante para promovermos o fim do preconceito entre as raças.... O vereador gonzaga está de parabéns pela iniciativa," disse Zé Sousa.
Seu Luiz (presid. da comunidade) e  Gonzaga Firmino

   Já o vereador Gonzaga disse que se sente realizado por proporcionar um evento de tamanha importância para aquele povo. "Me sinto à vontade aqui, porque foi daqui que saí, quando fui pra São Paulo com 13 anos de idade e não tinha nem o dinheiro da passagem, tive que me virar e é por isso que quando me empenhei nessa luta do Fonseca eu falei é aqui que eu vou ficar porque eu sou humilde e é com essa comunidade que me identifico e pretendo fazer muitos mais projetos para o benefício desse povo. Quero agradecer a todos que nos apoioaram, da prefeitura municipal, da câmara de vereadores, o povo do Fonseca... se Deus quiser o ano que vem têm mais" concluiu o vereador. 

























Compartilhe no Google Plus

Autor Manaíra em Destaque

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário